Saber mais sobre o nosso olho

O globo ocular está situado dentro de uma cavidade óssea e possui aproximadamente 24mm de diâmetro.

Anexos Oculares: As sobrancelhas, os cílios (ou pestanas) e as pálpebras são protectores do globo ocular. Impedem que partículas, como poeira, caiam dentro do olho. As pálpebras também têm como função a distribuição de lágrima, que se liberta durante o pestanejar.

A conjuntiva é uma película vascular que cobre a esclera e a parte interna das pálpebras.

Cada olho possui seis músculos que possibilitam a sua movimentação para os lados. Quando os músculos não funcionam normalmente ocorre o estrabismo.

Aparelho Lacrimal: a glândula lacrimal fabrica a maior parte da lágrima que lubrifica o olho. A lágrima serve para limpar, facilitar o acto de piscar e nutrir o olho, depois de usada é libertada através de um canal pelo nariz.

Córnea: é uma membrana transparente, localizada à frente da íris. Tem como funções permitir a entrada de raios de luz no olho e a formação de uma imagem nítida na retina.

Íris: disco que dá cor ao olho com um orifício central, a pupila (menina do olho). Sua função é controlar a quantidade de luz que entra no olho: ambiente com muita luz faz fechar a pupila; ambiente com pouca luz faz dilatar a pupila.

Cristalino: lente biconvexa, transparente e flexível, localizada atrás da íris. A Sua função é focar os raios de luz para um ponto na retina.
Retina: camada nervosa, localizada na parte interna do olho, onde se encontram as células fotoreceptoras (cones – visão cores e bastonetes – visão nocturna). A sua função é transformar os estímulos luminosos em estímulos nervosos que são enviados para o cérebro pelo nervo óptico.

Coroíde: é uma camada intermediária, rica em vasos que servem para a nutrição da retina.

Humor Vítreo: é uma substância viscosa e transparente, que preenche a porção entre o cristalino e a retina.

Humor Aquoso: é um líquido transparente, que preenche o espaço entre a córnea e a íris. Sua principal função é a nutrição da córnea e do cristalino, além de regular a pressão interna do olho.

Esclera: é a parte branca do olho. Sua função é a protecção ocular.